Novidades

100 anos do rádio no Brasil

Por Louise Viana

O rádio no Brasil teve seu nascimento oficializado junto ao centenário da Independência do país em 1922, tendo como primeira transmissão o discurso do então presidente da república, o paraibano Epitácio Pessoa. 

No ano seguinte, o médico e professor Edgard Roquette-Pinto, considerado pai da radiodifusão do país, fundou junto à Academia Brasileira de Ciências a primeira emissora com alcance nacional, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje Rádio MEC. Em Recife, já haviam transmissões radiofônicas de menor cobertura, datadas de 1919, que resultaram na criação da Rádio Clube de Pernambuco.

Nas décadas seguintes, houve um salto na criação de novas emissoras e o rádio se tornou cada vez mais acessível, saindo das capitais e chegando ao interior, se solidificando como um meio de integração social. Roquette-Pinto acreditava que o rádio era “a escola de quem não tinha escola”, e as emissoras passaram a cumprir esse papel de formação educacional e cultural, para além da informação.

Os paraibanos foram representados pelo presidente Epitácio Pessoa na primeira transmissão nacional, e em 1937 tiveram uma emissora para chamar de sua: a Rádio Tabajara comemora em 2022, 85 anos de existência. Ao longo das décadas seguintes, o rádio se espalhou pelo país e alcançou seus pontos mais remotos, à exemplo da Paraíba, que consome rádio do litoral ao sertão.

 


 

“O rádio foi determinante para ampliar o acesso à informação no Brasil, e na Paraíba conseguimos ver esse impacto especialmente nas regiões mais afastadas do centros urbanos. Lugares esses em que o impresso não chegava, e que hoje a internet também não chega, mas o rádio sempre esteve presente.” Marilena Motta – Presidente ASSERP

 


 

Há 28 anos, a Associação das Emissoras de Radiodifusão da Paraíba (ASSERP) está presente na história do rádio no Brasil, e atualmente conta com mais de 50 emissoras associadas. A ASSERP tem orgulho de fazer parte deste centenário e seguirá representando os interesses e defendendo os direitos das emissoras afiliadas, além de continuar contribuindo para que toda a população paraibana e também fora do estado tenha o direito de consumir a informação, entretenimento, educação e cultura que nossas rádios proporcionam.

 

Comemoração - 100 anos do rádio ASSERP